TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome das
cursistas: Albertina Linhares, Celine Azevedo, Deuzanira
Montelo, Mª José Cordeiro
Tutor: Maria
de Nazaré Pinheiro Corrêa
1- Descrição do Projeto:
Tema:
As TIC como ferramentas auxiliares no
processo de ensino e aprendizagem: Uma proposta interdisciplinar com
hipertexto.
Conteúdos:
ü
Leitura e Produção Textual
ü
Edição de Textos orais e escritos
ü
Análise e reflexão sobre a língua
ü
Gêneros Textuais
ü
Coerência e Coesão Textual
ü
Tempos verbais
ü
Níveis de leitura de um texto literário
ü
A Narrativa e Tipos de Narrador
ü
Gêneros Literários
Objetivo Geral:
Ø
Utilizar as Tecnologias de informação e
Comunicação – TIC, como ferramentas auxiliares no processo de ensino e
aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Ø
Desenvolver atividades variadas, em algumas
disciplinas do Currículo do Ensino Médio, a fim de incentivar o uso das TIC no
espaço escolar;
Ø
Integrar
as diversas disciplinas do Currículo, no sentido de enriquecer os conteúdos a
serem abordados em sala de aula.
Recursos:
Ø
Computador com Internet - para pesquisas
complementares, digitação e edição de imagens e textos;
Ø
Material impresso - livros didáticos e
paradidáticos, revistas em quadrinhos e jornais, para leituras e pesquisas;
Ø
TV e DVD - para exibição dos filmes e
documentários;
Ø
Filmes, a serem indicados pelos professores, com
as temáticas a serem trabalhadas;
Ø
Documentários – pesquisas complementares sobre a
vida de Carlos Drummond de Andrade e a história das personagens citadas no texto;
Ø
CDs de músicas – para audição das músicas a
serem trabalhadas
Avaliação:
A avaliação deve ser
feita em todas as atividades propostas na disciplina, onde se deve verificar os
avanços e retrocessos, a fim de intervir no momento certo e evitar os possíveis
fracassos, caso os alunos não sejam bem orientados. Deve-se levar em
consideração a criatividade dos alunos, a pró-atividade, o trabalho individual
e em grupo, além da absorção dos conteúdos estudados.
2-
Características da Turma:
Este projeto está sendo desenvolvido em 4 etapas:
1-
Atividades em sala de aula;
2-
Atividades na sala de vídeo;
3-
Atividades no LIED;
4-
Apresentação dos resultados, culminância.
Tendo como público-alvo
os 35 alunos da 1ª série do Ensino Médio do CE Wady Fiquene- CAIC, com orientação
das professoras multiplicadoras Albertina, Celine, Deuzanira e Mª José.
3-
Desenvolvimento:
1ª Etapa
ü Atividades em sala de aula:
leitura e interpretação do texto com a análise das ações descritas em cada
estrofe do poema, identificação das personagens e fatos narrados, etc.
ü Identificação dos contextos
apresentados no texto relacionando com o contexto atual.
2ª Etapa:
No LIED:
ü Pesquisa sobre a biografia do autor, pesquisa
em outros formatos tais como: vídeos, ilustrações.
ü Digitação de texto – paródias e
paráfrase, quadrinhos e charges;
ü Criação de slides com ilustrações
das personagens e fatos narrados.
3ª Etapa:
Na Sala
de Vídeo:
Apresentação dos slides e vídeos dos alunos;
4ª Etapa:
Culminância
do Projeto:
ü Apresentação
dos resultados
4- Resultados e Conclusões:
Considerando-se
que as atividades estão sendo desenvolvidas, ainda não se pode concluir que o
projeto tenha alcançado todos os objetivos propostos. Entretanto, até o momento
tanto a professora como os alunos estão motivados a realizar as atividades
tendo em vista que a aula passou a ser mais participativa e dinâmica pelo uso
dos recursos tecnológicos.
REFERÊNCIAS:
AMARAL, Emília.
Et al. Novas Palavras Português - Ensino Médio. Volume Único. São Paulo, FTD,
2006.
MÍDIAS NA
EDUCAÇÃO. Curso de Formação Continuada em. Módulo Gestão Integrada de Mídias
na Educação (CD ROM). Universidade Federal do Maranhão – UFMA, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário