ESTADO
DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Turma: Formadores 2013SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Curso: Rede de Aprendizagem
Entidade: SEDUC - MA
Módulo: Redes de Aprendizagem - Guia do Formador
Oferta: 2013/01
Atividade: 3.1
Tutora: Wirlanda Josino
Cursista: Deuzanira dos Santos Montelo
PROPOSTA DE
TRABALHO
TEMA: Uso do Facebook como recurso
pedagógico
PROBLEMÁTICA
Quais os
impactos do uso das mídias sociais como o Facebook na escola? Quais os seus
benefícios e riscos?
INTRODUÇÃO
Educadores
do mundo todo estão percebendo os benefícios positivos da rede social na
aprendizagem dos alunos e estão elaborando maneiras de integrá-la em seu
currículo nacional.
As mídias têm grande poder
pedagógico devido a utilização de imagens. Por isso, torna-se cada vez mais
imprescindível que a escola utilize os recursos tecnológicos disponíveis para
dinamizar o processo de aprendizagem.
Observamos, ainda, discussões
sobre a utilização das redes sociais na escola, pois muitos profissionais tem
certa resistência, mantendo a escola distante do perfil dos alunos dessa nova
geração. As atividades no dia a dia, os conteúdos, os alunos só consideram
significativas quando são contemplados com algo que é interessante para eles. O
aluno não está se adequando ao modo como a escola está organizada hoje.
É necessário um planejamento
pedagógico, uma proposta para nortear o uso das redes sociais, assim como,
outros recursos tecnológicos na escola. Os profissionais precisam orientar os
alunos a ficarem atentos, quanto a disponibilidade de informações pessoais que
irão circular na rede, ter precauções com o que vai ser publicado, pois nem sempre
podemos remover tais informações.
Dessa forma, a escola deve
utilizar as tecnologias, já que exercem tanto fascínio entre os jovens e trazer
para a prática, atividades com o uso das redes sociais, como pesquisas, debates,
seminários, trabalhos em grupo, entre outras que podem ser desenvolvidas
através do Facebook na sala de aula, no sentido de melhorar o aprendizado.
OBJETIVOS
GERAL
Ø Utilizar a rede social Facebook como
recurso pedagógico no desenvolvimento de atividades que estimulem um ambiente
de aprendizagem social dinâmico.
ESPECÍFICOS
Ø Definir com os alunos as formas
mais adequadas para utilizar o Facebook;
Ø Orientar os alunos a utilizarem o
Facebook de forma responsável e segura seguindo suas diretrizes;
Ø Utilizar o Facebook de forma
interativa;
Ø Envolver os familiares
compartilhando lembretes importantes, eventos, notas através de uma página no Facebook.
METODOLOGIA
Primeiro
dia: O professor fará a exibição de slides sobre o Facebook, enfatizando suas
funções, benefícios e riscos, orientando os alunos a utilizá-lo com segurança.
Segundo
dia: Os alunos criarão seu Facebook e postarão mensagens aos colegas e
professores.
Terceiro
dia: Pesquisa: O professor definirá o conteúdo a ser pesquisado na página criada
para a turma, onde todos, posteriormente, apresentarão suas sínteses.
RECURSOS DIDÁTICOS
·
Computador
·
Internet
·
Data Show
·
Notebook
RESULTADOS
ESPERADOS
Espera-se que haja interação
entre professores, alunos e pais e o reconhecimento do potencial que o Facebook
tem em sala de aula.
REFERÊNCIAS
http://www.sead.ufscar.br/outros/Facebook%20para%20Educadores. Acesso em 16/12/2013.
Proposta
da oficina O USO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA.htm. Acesso em
20/12/2013.
Deuzanira,
ResponderExcluirseu blog está bom. Parabéns! Precisas ter cuidado, pois esse projeto postado aqui, ainda está com o cabeçalho de outro curso e outra tutoria. Tenha cuidados, podes usar a mesma ideia, mas precisa adequar a realidade que hora se apresenta.
Tutora Nazaré