Dentre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, a Internet se apresenta como uma ferramenta que aumenta os recursos didáticos dos professores, atualizando seus saberes,complementando e ampliando seu acervo cultural. É possível encontrar cursos on-line, bibliotecas multimídia, jornais de divulgação científica, laboratórios virtuais e uma infinidade de instrumentos que dão suporte à melhoria de sua prática docente e à sua formação continuada. Contudo, apesar desses recursos, muitos professores não se apropriam desta ferramenta, mesmo quando possui computadores e acessos à Internet em casa e na escola (VIANNA & ARAÚJO, 2002, 2004)
A formação do professor tem que ser um processo contínuo, que começa nos estabelecimentos de formação inicial e que prossegue através de diversas etapas de sua vida profissional. Se hoje o desenvolvimento científico e tecnológico avança muito rapidamente, a responsabilidade de cada um é muito maior.
Os professores precisam se preocupar não somente com o conteúdo que devem ensinar, mas também com as novas propostas pedagógicas, que poderão ajudá-los em suas atividades docentes.
Assim, o seu papel torna-se hoje muito mais relevante, na medida em que queremos que os alunos se tornem críticos, criativos, construindo seu conhecimento, acompanhando o mundo em que vivem.
Hoje, uma das contribuições às diferentes funções que um professor tem que ter, mantendo-se sempre atualizado, é o acesso à Internet, onde as informações são trocadas em grandes velocidades, entre todos. Estamos falando em grande interatividade. Ao interagir com outros professores, pesquisadores, ele se põe a par das mudanças que acontecem no mundo em que vivemos, tendo a possibilidade de acompanhar tudo, através das informações, no exato momento em que ocorre. Proporciona assim potencialmente o aumento da “inteligência coletiva” desta categoria.